Conheça Márica

ATRATIVOS NATURAIS DA CIDADE DE MARICÁ



PEDRA DE ITAOCAIA



Localizada no loteamento Itaocaia Valley. O local é deslumbrante, sendo a caminhada considerada moderada, feita por trilhas abertas na mata. Lá tem-se vista magnífica da Serra da Tiririca, e de todo o litoral de Itaipuaçú a Maricá.









PRAIA DE ARAÇATIVA



Praia lacustre, com 200m de extensão e 800m de largura. Águas de temperatura agradável. Solo arenoso com lama na parte mais profunda. Cercada por construções, pela Capela de São Pedro, pelo ancoradouro de barcas, onde se encontra a Cruz de Anchieta, e amendoeiras na orla da praia.






CACHOEIRA DO ESPRAIADO



Situada no Bairro do Espraiado, com queda d'água de 3 m, num lugar tranqüilo, onde a mãe natureza comanda o espetáculo. Propícia para caminhadas





FAROL DE PONTA NEGRA


Farol fica no alto auxiliando as embarcações ainda hoje, sua manutenção é feita pela Marinha, sendo sua data de construção de origem desconhecida, servindo também como mirante, de onde se tem uma das mais belas paisagens do município de Maricá.





LAGOA DA BARRA

Entre a Restinga de Maricá e a Serra do Caju, com área de 6,52km2, é subdividida em duas, pelas Pontas da Preguiça e do Fundão. Águas mornas, de pouca transparência. Encontra-se nela a Ilha do Cardoso, com vegetação preservada e a Praia de Jacaroá, trecho mais utilizado para banhos. Paisagem composta das Pontas do Fundão e da Preguiça, da Ilha do Cardoso e da parte sul da Restinga de Maricá. Propícia à esportes náuticos, à pesca de linha e a de rede, principalmente próximo à Ponta da Preguiça à Ilha do Cardoso


LAGOA DE GUARAPINA

A nordeste de Ponta Negra, com extensão de 6,5km, vegetação bastante devastada, exceto junto à Foz do Rio Doce, onde a vegetação é de várzeas. Águas mornas e de pouca transparência. Paisagem composta pela Restinga de Maricá, pela área urbana de Ponta Negra e pelo canal que liga as Lagoas de Guarapina e do Padre ao mar. Destaca-se também a Serra de Jaconé, com vegetação tropical preservada. Propícia a pesca e a esportes náuticos.





LAGOA DE JACONÉ


Divisa entre os municípios de Maricá e Saquarema. Área de 2,52km2, com águas esverdeadas, pouco transparentes e temperatura morna. Paisagem composta pela Praia de Jaconé, com vegetação rasteira e pela Serra de Jaconé, com vegetação tropical densa. Pratica-se a pesca embarcada e de tarrafa, além da pesca de molinete.



LAGOA DE MARICÁ

A 1km do centro de Maricá. Com área de 18,74km2, interliga-se com as Lagoas da Barra, do Padre e de Guarapina, esta última ligando o complexo lacustre de Maricá ao oceano, na altura de Ponta Negra. Vegetação variada. Ao sul, típica de restinga e nos trechos alagadiços destaca-se a taboa, cujas folhas são usadas para tecer esteiras e cestos. Águas mornas, com pouca transparência. Há uma praia propícia a banhos, a de Araçatiba. Circundada pela Restinga de Maricá, Ponta do Boqueirão e Canal de São Bento. Pratica-se pesca de rede, de linha e de esportes náuticos.



LAGOA DO PADRE

Entre as Lagoas da Barra e de Gurapina, com área de 2,20km2, é a menor do complexo lacustre de Maricá Águas mornas, de pouca transparência. Não há praias ou ilhas. Circundada pela Restinga de Maricá e diversos loteamentos de veraneio. Pratica-se pesca de linha, de rede e esportes náuticos.




PEDRA DO ELEFANTE(RECANTO DE ITAIPUAÇÚ)



A 15km do centro de Inoã, com altura de 412m, na forma de um elefante deitado com a tromba entrando no mar. Tendo a sua base coberta pela mata tropical e sua parte superior em rocha íngreme, possibilita escaladas de média e alta dificuldade.




PEDRA DO SILVADO



A 10km do centro de Maricá, com altura de 623m, com grande parte em rocha, com vegetação predominante de gramíneas. Destaca-se o Vale do Rio Ubatiba/do Silvado. Oferece possibilidade para escaladas de pouca e média dificuldades.





PICO DA LAGOINHA



Com 890 km a cima do nível do mar, é o ponto culminante de Maricá, propícia a caminhadas e escaladas de alta dificuldade.









PRAIA DA BARRA DE MARICÁ

Situada entre as praias de Itaipuaçu e Guaratiba, tem extensão de 9km e largura entre 15m e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga. Águas transparentes e esverdeadas, com áreas claras. Entorno composto pelas Restingas e Lagoa de Maricá, por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas. É praticada a pesca de linha nesta praia








PRAIA DE CORDEIRINHO

Entre as praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5km de extensão e largura entre 15m e 20m. Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas e areias claras. Na paisagem circundante se destacam a vegetação de restinga e a Lagoa do Padre. É praticada a pesca de linha nesta praia.




PRAIA DE GUARATIBA
Entre as praias de Barra, de Maricá e de Bambeú. Praia oceânica, na Restinga de Maricá, tem extensão de 4km e largura entre 15m e 20m. Vegetação de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Circundada pela Restinga de Maricá, pela Lagoa da Barra e grande número de casas de veraneio. É praticada a pesca de linha nesta praia.




PRAIA DE ITAIPUAÇU
Praia oceânica, com extensão de 15km e largura entre 20m e 30m, com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna. Areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante, a Serra da Tiririca, a Pedra de Itaocara, além de grande número de construções. Pratica-se pesca de linha nesta praia.







LAGOA DE JACAROÁ

A 3km do centro de Maricá. Praia lacustre, com 150m de extensão e 6m de largura. Águas mornas de pouca transparência, solo arenoso de cor escura com lama na parte mais funda. Cercada pela Ponta do Cardoso, pela Restinga de Maricá, e por parte da Ilha do Cardoso. Grande número de casas de veraneio. Propícia a banhos, apresentando boas condições para ancorar pequenas embarcações, e para a pesca de linha e de rede.




PRAIA DE JACONÉ

Entre Ponta Negra e divisa com Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras. Localizada nos limites com a Restinga de Saquarema, à Lagoa de Jaconé. Contornada pela Serra de Jaconé e por loteamentos de veraneio na área de restinga. Muito procurada para a prática de pesca de linha e surfe.




PRAIA DE PONTA NEGRA

Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5km de extensão e largura entre 20m e 30m. Águas frias e transparentes, com areias claras. Paisagem formada pela Ponta Negra com seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano. Trecho mais propício a banhos e à prática de surfe próximo a Ponta Negra.


RESTINGA DE MARICÁ

Faixa arenosa com 35km de extensão e largura variável, que acompanha o litoral desde a Ponta Negra até a Ponta de Itaipuaçu. Altura variável entre 2m e 5m, com trechos de vegetação típica de restinga: cactos, bromélias, espécies diversas de gramíneas e arbustos de baixo porte. Aproximando-se do mar, esta vegetação é substituída por dunas. Solo de areias claras e grossas. Circundada pela Pedra do Elefante, Ponta Negra, Oceano Atlântico e o complexo lacustre de Maricá, com as lagoas de Maricá, da Barra, do Padre e de Guarapina. Loteamentos de veraneio concentrados nas áreas de Ponta Negra e Barra de Maricá.


FONTE ; Fonte:cnm.org.br